terça-feira, 2 de abril de 2013

Spyderco Paramilitary 2

Olá pessoal :)

Após alguma pesquisa, constatei que havia um modelo da Spyderco que era muito falado nos fóruns, a Spyderco Paramilitary II.
Eu já conhecia a qualidade desta marca porque já tinha a Delica e a Leafstorm então, como queria algo maior, decidi comprar a Paramilitary II.
Esta é a segunda versão da série visto a Paramilitary ser um modelo anterior com outras especificações.
Pode-se então dizer que a versão II, que hoje será abordada ,é um modelo melhorado e campeão de vendas para a marca.
Atrevo-me mesmo a dizer que este deve ser o modelo mais vendido da Spyderco com milhões de vendas em todo o mundo.
Bem, vou-me deixar de tretas e passar a apresentar o bicho :)






A Para2 tem uma lâmina de 8,9cm em aço s30v, na versão mais comum, com um sistema de bloqueio inovador criado por Sal Glesser, fundador e presidente da companhia, o "compression lock".
Este sistema funciona como um linerlock invertido.
Ou seja, em vez de se desbloquear a navalha na parte de dentro do cabo como a Blackfoot, por exemplo, o compression lock localiza-se na parte de cima do cabo sendo muito cómodo na sua utilização.
Tal como a Sebenza, a Para2 também utiliza o sistema de bucha tendo assim uma acção ridiculamente suave! O movimento da lâmina é super suave, quase não encontrando nenhuma resistência.
O cabo é em G-10 preto mas, dentro da variante em aço s30v, pode-se também optar pelo visual digi-camo.





Tal como a Chaparral, a Para2 tem finger-choil, ou guarda, podendo empunhar-se a navalha de duas formas:



A digi-camo é a minha versão favorita em s30v podendo ainda ser comprada com o mesmo G-10, igual às duas em cima, mas com lâmina e parafusos pretos.
A Spyderco diferencia-se também das outras marcas por criar "sprint-runs".
Sprint-run é o termo usado para designar edições limitadas que a marca faz de alguns modelos.
A Paramilitary II é um dos modelos usados para essas edições.
Estas caracterizam-se por terem cabos de cor ou material diferente, como fibra de carbono, mas, acima de tudo, novos super-aços.
A Para2 que vão ver de seguida é exemplo disso mesmo.  





Esta Paramilitary2 distingue-se, obviamente, pela cor mas acima de tudo pelo aço CTS-20CP.
Este aço mantem o fio afiado durante muito muito tempo sendo mais difícil de afiar do que s30v.
Não me vou armar em esperto e fazer de conta que percebo muito acerca deste aço por isso podem ver o vídeo de teste que deixarei no fim do post ;)

Devido à sua leveza, ergonomia, durabilidade, resistência e beleza, a Paramilitary II é, como referi, um campeão de vendas da marca com todo o mérito.
Contudo, tenho um factor negativo a apontar.
Apesar de cortar como um laser e aguentar muita porrada, consegui sempre encontrar em todas elas algum oscilamento de lâmina quando aberta.
Não era nada de outro mundo mas era algo que me chateava, daí as ter vendido!
Surpresa! Sim, já não as tenho.
Pelo que me consta, isto não acontece com todos os modelos.
A Spyderco tem noção deste problema e talvez seja por isso que, para o rectificar, agora não se consegue encontrar nenhumas à venda.

Atenção, isto é apenas a minha experiência que, apesar de a mim me aborrecer, pode não ter o mesmo efeito convosco mas, como não tenho nada a ver com nenhuma companhia nem lhes devo nada, tinha que vos avisar.

Pois bem pessoal, se me perguntassem se eu recomendaria a Para2 como navalha para trabalho mais duro eu responderia que sim. 
Para EDC, devido às suas dimensões para mim não dá, mas, se não se importarem com isso, recomendaria de igual forma.
O design é fantástico, super leve, corta como um demónio e o compression lock, para além de ser muito útil e forte, é muito fixe para brincar ;)
Compraria outra de novo? Hmmmm.....se soubesse de antemão que não tinha bladeplay...
Bem, esta conversa está-me a deixar com saudades :) Quando comprei a primeira reparei no problema e mesmo assim acabei por comprar mais duas, por isso, acho que sim :) 




Aqui podem ver a família completa;)


Obrigado pela visita e lembrem-se, No Knife No Fun :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário