quarta-feira, 20 de março de 2013

Kit de manutenção

Olá pessoal :)

Algumas pessoas têm-me pedido para fazer um artigo acerca do kit de manutenção que uso para tratar das minhas amigas afiadas.
O artigo de hoje vai falar disso mesmo.
Irei-me focar no sistema de afiar bem como sistemas alternativos, nas ferramentas necessárias para desmontar as navalhas e também em alguns lubrificantes.

Começo então pelo único sistema para afiar que alguma vez possuí desde que a "doença" voltou, o Lansky 4 Rod Turn Box.
Este sistema é muito barato para a qualidade que oferece.
Possui quatro arestas de cerâmica.
Duas castanhas e duas brancas brancas que se podem inserir no suporte tendo as opções de 20º e 25º.
Os espaços de 25º são os que mais uso porque funcionam em quase todos os gumes ;)
As castanhas são mais abrasivas e apenas as uso quando o fio da navalha está mais gasto.
As brancas são mais finas sendo ideais para fazer renascer o fio rapidamente se não estiver muito gasto.
Ambas são o complemento uma da outra, ou seja, caso precisem de dar uma afiadela a sério usem primeiro as castanhas e depois as brancas passando assim do mais forte para o mais fino.
O vídeo explica melhor:)



No fim de tudo isto, um strop ajuda a manter o fio mais limpo de forma a puderem fazer a barba com a navalha se assim desejarem :)

Quando voltei a coleccionar, o facto de ter que afiar as minhas navalhas não me entusiasmou nada mas é necessário meus amigos. Usar o Lansky não tem nada que saber por isso se eu consigo vocês também o conseguirão sem problemas, acreditem.

Como devem imaginar, este não é o único afiador disponível mas para mim é o suficiente.
Algo parecido a isto é o mais caro Spyderco Sharpmaker mas se tiverem o dinheiro e quiserem levar as coisas a outro nível então o Edge Pro Apex e o Wicked Edge estão no topo das recomendações da maior parte dos "knife nuts" deste mundo.

Relativamente às ferramentas, existe um nome que não podem esquecer, Torx pessoal, Torx!


Pessoalmente, até voltar a coleccionar nunca tinha tido contacto com estas peças mas rapidamente descobri que se podem encontrar em qualquer grande superfície.
O meu estojo é este, comprado num Bricomarché.


Existem navalhas, como a Hest, que necessitam de ferramentas da própria marca mas, para a maior parte, um estojo como o meu, ou algo parecido, chega perfeitamente.
Os tamanhos mais usados nas navalhas vão do torx6 (T6) ao torx8 (T8) por isso tenham este aspecto em consideração na altura da compra.

Quanto aos lubrificantes podem encontrar muita coisa ao escrever "knife lube" no Youtube contudo aqueles que mais uso são os seguintes:



Sim estão a ver bem, é vaselina :)
O 3 em 1 é muito bom e cria uma acção suave da lâmina mas é tóxico o que se torna perigoso quando se usa a navalha em comida.
A vaselina foi uma dica dada por um conhecido destas lides que que se provou muito eficaz.
Dá uma boa acção à lâmina e não é tóxico o que para mim é excelente.
Há inclusivamente quem use azeite ou óleo mineral.
Muitas pessoas usam o famoso WD40  e muitos outros, dependendo obviamente do uso que dão à ferramenta.
No entanto deixo uma advertência.  Ao usarem, por exemplo, o 3 em 1 duas gotas bastam. Não usem lubrificante em demasia.
Muitas pessoas usam também lubrificantes em toda a lâmina quando guardam a faca/navalha durante algum tempo o que previne contra a humidade e consequente ferrugem. 
Eu nunca usei dessa forma mas deixo aqui a dica ;)

Pois bem pessoal, isto é tudo o que necessitam para poderem fazer a manutenção das vossas navalhas sem gastarem muito dinheiro.


Com certeza que podem encontrar melhor mas a verdade é que isto foi tudo o que alguma vez precisei, por isso, e como se costuma dizer, "em equipa que ganha não se mexe" :)
Atenção, algumas companhias não permitem que se desmontem as navalhas por isso tenham este factor em conta antes de fazerem a manutenção das mesmas ;)

Obrigado pela visita e lembrem-se, No Knife No Fun :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário